Utente:Carlomorino/Edificio religioso: differenze tra le versioni

Contenuto cancellato Contenuto aggiunto
Nessun oggetto della modifica
Riga 28:
Si sa poco di questa chiesa e le informazioni esistenti sono differenti tra loro.
 
Secondo [[Mariano Armellini]] questa chiesa sarebbe la stessa di [[San Giovanni in Cliveo Plumbeo]] e farebbe parte del monastero di [[San Silvestro in Capite]]<ref name=ARM/>, mamentre Hülsen a ritiene entrambeche lequesta affermazioniaffermazione non sonosia corrette. Inoltree rimaseche sarebbe rimasta in funzione fino alla fine del XVIII secolo e non fu demolita nel XVI o XVII secolo come si credeva<ref>{{cita|Hülsen}}</ref>.
 
 
Per esemplo [[Mariano Armellini]] cita que esta igreja seria a mesma que ''[[San Giovanni in Cliveo Plumbeo]]'' e que ela seria parte de do mosteiro de ''[[San Silvestro in Capite]]'', mas ambas as afirmativas são incorretas. Além disto, ela permaneceu funcionando até o final do século XVIII e não foi demolida no século XVI ou XVII como se acreditava<ref name=ARM/>.
 
Antes do século XIII era ali que ficava a famosa [[relíquia]] da cabeça de [[São João Batista]], motivo pelo qual era conhecida como '''''San Giovanni in Capite'''''<ref name=LOM>{{cita|Lombardi|p. 138}}</ref>. A primeira presença da cabeça no local é de 1140, mas conta a lenda que ela teria chegado a Roma pelas mãos de alguns [[bizantinos|monges gregos]] expatriados no século VIII. Porém, os estudiosos focaram suas teorias na cabeça de um [[mártir cristão|mártir]] chamado "São João, o Padre", que estava sendo [[veneração|venerada]] sob o altar de sua [[basílica]] na [[Alta Idade Média]]. Ela ficava na ''[[Catacomba ad clivum Cucumeris]]'', ''Via Salaria Vetus'', e a tese majoritária é que esta cabeça teria sido trazido para Roma no século VIII ou IX e identificada incorretamente. A relíquia se mudou para a vizinha ''San Silvestro in Capite'' no século XIII, mais ou menos na mesma época que as [[clarissas]] assumiram o mosteiro vizinho, o que explica por que a igreja não foi rededicada a São João apesar de abrigar uma relíquia de um dos mais importantes santos católicos<ref>{{cita|Wallace|p. 423}}</ref>. Ainda na Idade Média, a igreja passou a ser conhecida como '''''San Giovannino''''' por causa de seu tamanho diminuto.